A Comunidade da Fercal passa a contar com iluminação pública em LED - Portal de Notícias do Blog do Carlindo Medeiros

Page Nav

HIDE

Teste Teste Teste Teste

Últimas notícias:

latest

A Comunidade da Fercal passa a contar com iluminação pública em LED

  CEB instalou 116 novos postes e 122 luminárias na Rua do Mato, beneficiando diretamente mais de 100 moradores da região administrativa. Há...

 CEB instalou 116 novos postes e 122 luminárias na Rua do Mato, beneficiando diretamente mais de 100 moradores da região administrativa.

Há 32 anos morando na Rua do Mato, na Fercal, o radialista Flávio Luiz, de 54 anos, comemora na porta de sua casa a chegada da iluminação pública. “Isso aqui era um breu, muito escuro. Agora, é ótimo ver tudo iluminado”, celebra o morador. Além dele, os mais de 100 residentes da região também foram beneficiados com o investimento de quase R$ 760 mil do Governo do Distrito Federal (GDF) para a colocação de postes com lâmpadas de LED.

Ao todo, foram instalados 116 novos postes e 122 luminárias substituídas, contemplando toda a extensão do Setor de Chácaras, localizado entre a Rua do Mato e a comunidade Boa Vista. Os trabalhos foram realizados por equipes da Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes), com recursos diretos da Administração Regional da Fercal.

Além de iluminar, as novas lâmpadas levaram mais segurança e qualidade de vida aos moradores | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O administrador regional Fernando Madeira afirma que a substituição das lâmpadas antigas e a instalação de novos pontos de luz eram pleitos de longa data dos moradores. “Este é um desejo antigo que finalmente se realizou, graças ao investimento de recursos e ao compromisso em beneficiar nossos moradores”, diz.

Apesar de ainda recente, a nova iluminação pública levou mais qualidade de vida a quem caminha diariamente pela região. É o que conta a comerciante Ana Maria Silva dos Reis, 33: “Eu moro aqui na Chácara 13 há 17 anos, e a gente via o quão escuro era de noite. Era muito complicado, a ponto da gente não sair na rua de noite por ser perigoso”.

Ana Maria Silva dos Reis: “Era muito complicado, a ponto da gente não sair na rua de noite por ser perigoso”

Segundo o presidente da CEB Ipes, Edison Garcia, a entrega garante a segurança física e patrimonial dos residentes da Rua do Mato. “Uma pista mais iluminada é sempre mais segura”, enfatiza. “Agora, as pessoas estão seguras para chegar até sua chácara, seja de carro, moto, bicicleta ou até caminhando. A gente quer garantir essa liberdade de poder ir para onde a pessoa quiser, independentemente do horário”.

Compromisso

Em dezembro, o GDF anunciou o início do serviço de troca para lâmpadas de LED de toda a iluminação pública da capital federal. Com investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, o serviço está sendo executado pela CEB Ipes.

Os recursos são próprios da companhia, e a meta é promover a troca de todas as 300 mil luminárias em três anos, além de instalar novos pontos. A iniciativa faz do DF a primeira unidade da Federação a anunciar o uso das luminárias em toda rede de iluminação pública.

Mais modernas e eficientes, as lâmpadas de LED são mais duráveis e emitem menos calor no comparativo com outros modelos. Por ter mais eficiência energética, as luminárias também consomem menos energia e apresentam custos mais baixos de manutenção e reposição.

Da redação do Portal de Notícias 

Nenhum comentário