Conferência Distrital promove eleição de jovens do DF para edição Nacional - Portal de Notícias do Blog do Carlindo Medeiros

Page Nav

HIDE

Teste Teste Teste Teste

Últimas notícias:

latest

Conferência Distrital promove eleição de jovens do DF para edição Nacional

  O processo para escolha dos representantes do Distrito Federal na   4ª Conferência Nacional de Juventude   avança mais um passo com a  pub...

 

O processo para escolha dos representantes do Distrito Federal na 4ª Conferência Nacional de Juventude avança mais um passo com a  publicação do Regimento Interno da 4ª Conferência Distrital de Juventude, nesta sexta-feira (6). A etapa Distrital, onde serão realizadas a eleição dos dezesseis representantes, está marcada para acontecer no dia 27 de outubro, às 13h, na sede da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF), no Setor Comercial Sul, Edifício Luiz Carlos Botelho, Quadra 4, Bloco A, 5° andar, Asa Sul.  

A SEFJ-DF promoveu a realização das Conferências Regionais de Juventude em escolas da rede pública de ensino médio em oito regiões administrativas do DF. Durante as reuniões, foram escolhidos 58 delegados e mais de 80 propostas colhidas. Agora, a Secretaria dá continuidade com a fase final de escolha da comissão que representará a juventude  na edição Nacional.

 

Além dos delegados já escolhidos nas regionais, a Secretaria estende a candidatura a Delegado da Conferência Distrital de Juventude para qualquer jovem com idade entre 15 e 29 anos, bastando informar seus dados pessoais e o eixo temático da sua escolha por meio do formulário de inscrição  ou disputar uma das quatro vagas como representante da sociedade civil.

 

O regimento detalha que, dos 16 delegados, será escolhido um representante para cada eixo temático dos 12 assuntos debatidos nas reuniões promovidas pelas Conferências Regionais : 1) participação e engajamento cívico, 2) educação de qualidade, 3) desemprego e empregabilidade, 4) saúde mental e bem-estar, 5) acesso à cultura e lazer, 6) participação política e representatividade, 7) violência e segurança, 8) acesso à informação e tecnologia, 9) igualdade e inclusão, 10) meio ambiente e sustentabilidade, 11) acesso à moradia e mobilidade, 12) enfrentamento da pandemia e seus impactos. O restante das vagas será preenchida por quatro delegados representantes da sociedade civil. 

 

 

A relação de candidatos a Delegado da Conferência Distrital de Juventude será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) e no site da Secretaria de Estado da Família e Juventude do Distrito federal até o dia 24 de outubro de 2023.


Com a publicação do regimento interno, o secretário da pasta, Rodrigo Delmasso, avalia que a Conferência Distrital reforçará o  engajamento da juventude na participação das tomadas de decisão do Governo. “Estamos vivenciando algo inédito junto aos jovens do DF. Temos acompanhado a adesão dos jovens em cada reunião e o quanto estão interessados em serem mais participativos na indicação de soluções e no trabalho conjunto com o governo. Isso é fantástico. Teremos uma juventude que será referência na construção de suas políticas públicas e isso só é possível quando estamos em uma gestão responsável e democrática como a do governador Ibaneis Rocha”, destaca. 

 

Inscrições 

 

De acordo com o regimento, o colégio eleitoral também abrange o credenciamento de (01) um  delegado da representação Distrital dos estudantes universitários, reconhecida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) mediante preenchimento de formulário para a inscrição. (01) um delegado da representação Distrital dos estudantes secundaristas, reconhecida da União Brasileira de Estudantes Secundaristas com o formulário de inscrição disponível aqui  e 01 (um) delegado de cada juventude partidária com representação na Câmara Legislativa do Distrito Federal com inscrição aberta via formulário.   Os representantes poderão concorrer a uma das vagas e também votar nos seus candidatos.

 

O regimento estabelece o prazo limite para  inscrição até 18h de 16 de outubro. A relação com todos os inscritos será divulgada no dia 19 de outubro no endereço eletrônico:  www.familiaejuventude.df.gov.br/conferenciadajuventude

 

Credenciamento para participar no dia da Conferência Distrital

O processo de credenciamento dos delegados para a Conferência Distrital de Juventude terá início às 09 (nove) horas da manhã do dia 27 de outubro de 2023 e encerramento às 12 (doze) horas do mesmo dia.

 

Todos os delegados que desejam participar da Conferência Distrital de Juventude devem apresentar a seguinte documentação no momento do credenciamento:

 

Carteira de Identidade (RG) ou documento equivalente, com foto, que comprove a identidade do delegado. Original e uma cópia;

 

Comprovante de inscrição feita pelo site www.familiaejuventude.df.gov.br/conferenciadajuventude;

 

Delegados que foram eleitos nas Conferências Regionais devem apresentar comprovante de convocação para a Conferência Distrital de Juventude, emitida pela Comissão Organizadora;


Delegados que foram indicados por organizações ou entidades devem apresentar uma carta de indicação ou procuração assinada pela respectiva organização, indicando o delegado como seu representante oficial na conferência; 


Para delegados menores de idade (abaixo de 18 anos), uma autorização por escrito dos pais ou responsáveis legais é necessária para a participação na conferência, juntamente com uma cópia de documento de identidade do responsável pela autorização. O modelo de autorização encontra-se aqui  Sem os devidos documentos, fica impossibilitada a participação. 

 

As dúvidas referentes a este regimento e a realização da Conferência Distrital de Juventude, deverão ser formalizadas pelo e-mail conf.juventudedf@gmail.com até às 18h do dia 20 de outubro de 2023.

Confira a íntegra do regimento interno.

 

Da redação com a fonte da ASCOM da SEFJ-DF

Nenhum comentário