A SEFJ quer ouvir população sobre programa de bolsas de estudos! Confira - Portal de Notícias do Blog do Carlindo Medeiros

Page Nav

HIDE

Teste Teste Teste Teste

Últimas notícias:

latest

A SEFJ quer ouvir população sobre programa de bolsas de estudos! Confira

  A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ) está atenta às demandas e aos desafios que os  jovens enfrentam, especialmente, quando o ...

 

A Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ) está atenta às demandas e aos desafios que os  jovens enfrentam, especialmente, quando o assunto é formação superior. Por isso, a Secretaria lançou uma consulta pública online  sobre  “DF Superior”, programa desenvolvido pela SEFJ, que disponibiliza bolsas universitárias para jovens entre 18 e 29 anos de idade  que estudaram durante toda sua vida escolar na rede pública de ensino.

A consulta é  aberta à população, justamente, com o objetivo em democratizar o programa e aprimorar a sua proposta que pretende mudar a realidade de centenas de jovens.

 

O prazo para envio das sugestões  é até o dia 06 de janeiro de 2024.

 

Envie sua sugestão ao programa!

 

 

Sobre o programa

 

 

O programa “DF Superior” é uma das iniciativas da pasta para promover maior ascensão aos jovens que, após a conclusão dos estudos na rede pública de ensino, almejam ocupar o seu lugar nas faculdades e assim conquistarem o tão sonhado diploma universitário.

 

A proposta visa conceder bolsas universitárias financiadas pelo GDF em parceria com instituições privadas, onde 50% do valor é pago pelo Governo e a outra metade pela instituição sem ônus ao estudante.

 

De acordo com o texto, o jovem que quiser participar terá que atender aos seguintes requisitos:

 

I – estar matriculado em instituição de ensino superior, de natureza privada, devidamente autorizada pelo Ministério da Educação, no âmbito do Distrito Federal;

II – apresentar documentação que comprove renda bruta familiar até 04 (quatro) salários mínimos;

III – comprovar residência no Distrito Federal, de pelo menos 5 (cinto) anos;

IV – não possuir diploma de graduação nem estar matriculado em outro curso de Ensino Superior;

V – não receber qualquer auxílio ou benefício de outra fonte, pública ou privada, para o custeio de sua mensalidade ou anuidade, ressalvando o desconto por pontualidade;

VI – ter até 29 (vinte e nove) anos de idade.

 

Na perspectiva do secretário, Rodrigo Delmasso, esse é um importante movimento de igualdade de oportunidades para os estudantes de escolas públicas que concorrem de forma com estudantes de escolas privadas para uma vaga na disputada Universidade de Brasília (UnB).

 

“Nós estamos nos debruçando sobre uma realidade em que muitos desses jovens não conseguem dedicar-se da mesma forma que outros mais privilegiados devido à circunstâncias sociais e econômicas. Muitos deles precisam se revezar entre os estudos e os cuidados com os irmãos menores enquanto o pai ou a mãe precisa trabalhar, alguns até trabalham de maneira informal para ajudar nas despesas da casa, outros não possuem nenhuma condição de fazer um cursinho pré-vestibular”, destaca, Delmasso.

 

A população pode ter acesso à integra do projeto de Lei Complementar   para fazer a sua análise e enviar suas sugestões.

 

Envie sua sugestão ao programa!

 

 Da redação do Portal de Notícias com a fonte da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ)

Nenhum comentário