O Deputado Iolando (MDB) faz um balanço positivo do seu mandato no ano de 2023. Confira! - Portal de Notícias do Blog do Carlindo Medeiros

Page Nav

HIDE

Teste Teste Teste Teste

Últimas notícias:

latest

O Deputado Iolando (MDB) faz um balanço positivo do seu mandato no ano de 2023. Confira!

Fotos: Jair Machado   O deputado Iolando encerra o ano de 2023 com a sensação de dever cumprido. Desde 2019, quando foi eleito para o primei...

Fotos: Jair Machado 

O deputado Iolando encerra o ano de 2023 com a sensação de dever cumprido. Desde 2019, quando foi eleito para o primeiro mandato, suas muitas ações o destacaram como o deputado que mais liberou emendas parlamentares em infraestrutura, contribuindo, bastante, no desenvolvimento econômico e estrutural de diversas cidades do Distrito Federal, em especial a cidade de Brazlândia, a qual é representante político.
Isso foi possível pelo seu árduo empenho na atuação política junto aos órgãos do governo. O parlamentar objetivou garantir que os recursos financeiros fossem direcionados para a execução de obras importantes, as quais beneficiassem diretamente aos moradores, trazendo a eles mais opção de lazer, saúde, cultura e, claro, maior qualidade de vida.
Sem dúvida, Brazlândia é uma cidade especial para o deputado Iolando, e, nesses últimos 5 anos foi a que mais recebeu verbas de emendas parlamentares. Foram investimentos os quais a colocaram na Rota do Desenvolvimento estrutural, turístico e cultural, explorando, naturalmente, tudo o que a região oferece. E, ainda, garantiu a construção de uma nova unidade de saúde pública, a UPA.
O resultado dos avanços atraiu empresas de grande, médio e pequeno porte para a localidade, gerando centenas de empregos diretos e indiretos, colocando Brazlândia na competividade comercial com outras cidades importantes do Distrito Federal.
O Lago Veredinha teve toda sua Orla revitalizada, inclusive, com a implantação de novos equipamentos públicos, entre parquinhos infantis, aparelhos de ginástica, quadra de esportes, pista de skates, campo de Futevôlei, quadra de tênis e, ainda, uma pista de concreto liso com marcações horizontais. Além disso, toda a orla recebeu iluminação de led para que os moradores possam praticar seus exercícios e caminhadas diárias com conforto e segurança.
Todos os espaços públicos foram recuperados e modernizados, com mais estacionamentos públicos construídos, oferecendo mais vagas para comerciantes e clientes.

Veja as obras e projetos em maior destaque neste ano
Pavimentação asfáltica:
DF-001 – Mais um pedido atendido, solicitado pelos produtores rurais ao deputado Iolando. A pavimentação asfáltica de seis quilômetros da DF-001, um trecho localizado depois do balão do Colorado, no sentido Brazlândia, foi restaurada. O reparo beneficiou aos moradores do Núcleo Rural, Lago Oeste e de Brazlândia, há muitos produtores agrícolas nesses locais e a restauração foi uma forma de melhorar o escoamento da produção.

DF-180 – O deputado Iolando também recebeu o pedido da população do Incra8/9 e dos produtores rurais da região, quanto a troca do asfalto da via local. A reclamação era devido ao estado bastante deteriorado da estrada, trazendo danos aos veículos e perdas de parte da produção   transportada. O parlamentar priorizou esta solicitação, levando-a até ao governador Ibaneis Rocha, que autorizou a execução da obra. A via em questão tem um fluxo diário intenso, inclusive com trânsito de muitos caminhões, ela é importante para a região, é ponto de ligação ao Entorno e há diversos pontos comerciais. A nova pista beneficiará bastante a região, facilitando o escoamento da produção de agricultores. As obras já estão em andamento e seguem com todo vapor, quase metade dos serviços prontos. Mais um importante investimento para o Distrito Federal. 

DF-220 – Também por intermédio do deputado Iolando (MDB) a rodovia DF-220, que corta Brazlândia, está sendo asfaltada em um trecho de 16 km. Com investimento de R$ 26,6 milhões, execução do DER-DF, a pavimentação da rodovia vai beneficiar mais de 20 mil motoristas, que habitualmente usam essa estrada, além de produtores rurais da região. Ela é considerada o cinturão agrícola do DF. O trecho a ser pavimentado fica entre a BR-080 e a Estrada Parque Contorno (DF-001).

BR-080 – A obra! Há mais de 40 anos de espera e expectativas. Mais um pedido da população que o deputado Iolando buscou junto ao governador. Finalmente veio a ordem de serviço para a duplicação da BR-080, a qual foi assinada. A duplicação contempla um trecho de 24 quilômetros, entre o entroncamento com a DF-001, em Taguatinga e a divisa do DF com Goiás, próximo a Vendinha. A obra deve impulsionar o desenvolvimento da região, trazendo impactos nos setores de serviço e comércio local, além da mobilidade dos usuários, reduzindo o tempo das viagens e aumentando a segurança viária. A pista concentra um fluxo de mais de 70 mil motoristas diariamente. O custo da execução será de 315 milhões e deverá ficar pronta em 540 dias.

Reforma e Ampliação do Hospital de Brazlândia – Outra reivindicação importante para a população de Brazlândia. Com investimento de R$ 22.904.742,99, o projeto propõe um aumento de espaço no hospital com mais de 1.525 mil metros, totalizando 2,5 mil metros quadrados de área construída. Serão 60 novos leitos, entre enfermaria e retaguarda. O novo ambulatório pediátrico somará 526 metros quadrados. O hospital também ganhará um moderno ambulatório adulto com o mesmo tamanho, além de uma sala com tomógrafo. “Tenho acompanhado todas as demandas da Saúde de Brazlândia e sempre trabalhei para que nossa população tenha uma saúde com mais qualidade. Conseguimos trazer a Unidade de Pronto atendimento (UPA) e agora, com apoio do nosso governador Ibaneis Rocha, vamos ampliar o hospital, com novas salas de atendimento, novos leitos e uma sala para tomógrafo”, destacou o parlamentar.

Laudo Médico Indeterminado
Lei nº 7279/2023 – Um grande avanço para o segmento da Pessoa com Deficiência Permanente no Distrito Federal, estabelecendo validade indeterminada para laudos médicos que atestam deficiência permanente. De acordo com o deputado Iolando (MDB), essa vitória atende uma reivindicação das PcD´s, que enfrentam todos os anos muitos desafios com locomoções, filas e marcações de consultas para renovarem protocolos de seus laudos médicos permanentes, e na verdade, lidam com grandes burocracias para terem acesso aos benefícios e políticas públicas. Com esta lei, esses transtornos podem ser evitados.

Leitores ópticos em estabelecimento comerciais
Com o objetivo de garantir a eficácia dos direitos dos consumidores que enfrentam problemas de visão ou dificuldades de leitura, o deputado Iolando (MDB) apresentou o projeto de lei nº 1.719/2021. Esse projeto propõe a instalação de dispositivos de áudio em conjunto com equipamentos de leitura óptica nos estabelecimentos comerciais, facilitando assim a execução das atividades cotidianas para esse público. O projeto estipula que a regulamentação da proposta deve ser realizada pelo Poder Executivo em um prazo de até 90 dias após a publicação da lei no Diário Oficial do DF. Os estabelecimentos comerciais terão um prazo determinado pela norma para cumprir essa medida.

Curso de Teologia na UnDF
Projeto de Lei nº 637/2023 - Visa a inclusão de cursos de Teologia na Universidade do Distrito Federal (UnDF). Isso promoverá o entendimento intercultural, respeito à diversidade religiosa e fortalecerá o ensino superior no DF. Além disso, a Teologia abrirá novas portas para pesquisa e desenvolvimento acadêmico. Este é apenas o primeiro passo. Vamos em frente! 

Bolsa Atleta – valores equiparados
Por intermédio do deputado Iolando (MDB), foi aprovado na Câmara Legislativa do DF e sancionado pelo governador Ibaneis Rocha, o Projeto de Lei n° 727/2023, oriundo do Executivo, e esperada por muito tempo, estabelecendo a justa equiparação dos valores pagos pelo programa Bolsa Atleta aos atletas olímpicos e paralímpicos.

DF Libras/Cil-online
Por meio de emenda parlamentar do deputado Iolando, o Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD/DF), lançou o programa DF Libras /CIL-Online, com ferramentas oferecidas à distância para surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais. O serviço está disponível 24h por dia, 7 dias por semana para intermediar diversos serviços a essa população.

Carteiras Para Pessoas Com Deficiências
Foram entregues mais de 25 mil cartões de identificação para as pessoas com deficiências e a nossa meta é entregar mais 40 mil cartões, no início de 2024. A carteira é um documento oficial que reconhece a condição de pessoa com deficiência e garante direitos e benefícios previstos em lei. Ela é emitida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD/DF) e pode ser solicitada por pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla.

DF Mais Acessível
O deputado Iolando lançou, juntamente com o governador Ibaneis Rocha e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), o programa DF Acessível, destinado ao público PcD ou com mobilidade reduzida severa. As vans contam com elevadores e operam com capacidade para dois cadeirantes e cinco pessoas; no DF, 35 vans já fizeram mais de 3,5 mil atendimentos desde a implementação do projeto em 2022.

Sessão Solene – Dia Nacional Do Surdo
Proposta pelo deputado Iolando, a CLDF realizou uma Sessão Solene em homenagem ao “Dia Nacional do Surdo”. Uma data importante, sendo comemorado as lutas e conquistas dos surdos que trabalham incansavelmente para garantir direitos e a inclusão em todas as esferas da sociedade. Isto significa, acesso à educação de qualidade, oportunidades de emprego e, acima de tudo, respeito e igualdade.

Frente Parlamentar Evangélica na CLDF
Em defesa da família e dos princípios cristãos, o deputado Iolando tomou posse como Presidente da Frente Parlamentar Evangélica da Câmara Legislativa do DF. O evento aconteceu durante a VI Conferência Regional da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional, a qual foi realizada no auditório da Casa. A Frente Evangélica da Câmara Legislativa foi criada no dia 04 de janeiro deste ano e conta com a dedicação e o empenho dos deputados, Roosevelt Vilela, Robério Negreiros, Martins Machado, Jorge Viana, Hermeto, Joaquim Roriz, João Cardoso, Daniel de Castro e Paula Belmonte. “A Bíblia, nossa maior referência de fé e conduta, nos ensina em Provérbios 29:2: Quando os justos governam, o povo se alegra; mas quando o ímpio domina, o povo geme. É com essa perspectiva que nos propomos a servir, tendo a Palavra de Deus como guia em todas as nossas ações e decisões”, destacou Iolando.

Sessão Solene – Dia Nacional Do Arquivista
Proposto pelo deputado Iolando a CLDF realizou uma Sessão Solene em celebração ao "Dia do Arquivista ". Essa data foi estabelecida com o intuito de homenagear e valorizar a profissão do arquivista, responsável por organizar, preservar e disponibilizar informações de arquivos, sejam eles físicos ou digitais. Os arquivistas desempenham um papel fundamental na sociedade, contribuindo para a conservação da memória e do patrimônio histórico. Eles são responsáveis por garantir que os documentos sejam devidamente organizados e classificados, possibilitando o acesso à informação por parte de pesquisadores, estudantes e demais interessados.

Em Defesa da Valorização do Esporte
O deputado Iolando investiu emedas parlamentares na valorização de eventos esportistas em todo DF. FIGHT COMMUNITY é um exemplo, onde o parlamentar apoiou o evento incondicionalmente em diversas cidades do DF. Coordenado pelo Toco Gomes, treinador de Kickboxing, o evento já percorreu diversas cidades com clube da luta. Iolando destaca que desde o início do seu mandato tem se comprometido a apoiar os eventos esportivos de diversas modalidades.

Projetos e Leis do deputado Iolando aprovados
– 48 Projetos de Lei (PL);
– 3 Projetos de Emenda à Lei Orgânica (PELO);
– 5 Projetos de Decreto Legislativo (PDL);
– 54 Indicações;
– 16 Moções;
– 6 Projetos de Resolução (PR); e
– 116 Requerimentos






 

Da redação do Portal de Notícias Tribuna FM de Brasília, com informações Samuel Barbosa. 

Nenhum comentário