Google Analytics Google Analytics
Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018
SAÚDE

Hospital do Câncer Anchieta investe em tratamento com imunoterapia

Publicada em 28/09/18 às 21:09h - 94 visualizações

por Portal de Noticias do Blog do Carlindo Medeiros


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Portal de Noticias do Blog do Carlindo Medeiros)

Tratamento traz benefícios ao estimular as células de defesa do paciente a combaterem o tumor

 

Pouco conhecida do público em geral, a imunoterapia vem sendo utilizada como um tratamento promissor para diversos tipos de câncer. A técnica estimula o combate da célula tumoral pelo próprio sistema de defesa do paciente. O Hospital do Câncer Ancheita (HCAN) implantou esse método desde o início das suas atividades, em outubro de 2017.

 

O sistema imunitário humano é formado por um conjunto de células e estruturas que atua no combate a infecções ou invasões por substancias e germes estranhos ao organismo. Esse sistema consegue também identificar células mutadas como uma substância estranha ao organismo, induzindo a morte dessas células. Com os tumores, no entanto, a célula mutada consegue escapar desse reconhecimento. “A partir do momento em que a ciência descobriu essa atividade da célula tumoral, tornou-se possível o surgimento de medicamentos que consertam esse ‘defeito’ do sistema imunitário, fazendo com que a célula tumoral seja combatida pelo sistema de defesa da própria pessoa. Esse tratamento chama-se imunoterapia. É um conceito semelhante ao das vacinas, mas de maneira mais específica”, destaca o oncologista Marcos França, responsável técnico pelo HCAN.

 

De forma geral, a ciência já comprovou que os pacientes que são submetidos à imunoterapia aumentam seu tempo de vida e apresentam menores índices de efeitos colaterais. “A indicação de imunoterapia se faz em cenários específicos e para tumores específicos. O grande benefício dessa terapia é que, no geral, ela tem menores efeitos colaterais do que os tratamentos convencionais e possui melhores taxas de resposta. Mais importante ainda é que um percentual dos pacientes, que oscila entre 10 a 20%, pode ter respostas muito além do esperado e por tempo duradouro, gerando taxas de controle superiores à quimioterapia convencional, por exemplo”, ressalta França.

 

Alguns tratamentos combinam quimioterapia e imunoterapia. Além disso, é possível combinar também mais de um tipo de imunoterapia para atendimento do câncer. Os tumores que se beneficiam dessa combinação são os de pulmão e de rim, e o melanoma.

 

O Hospital do Câncer Anchieta atua no cuidado ao paciente, integrando todas as etapas do enfrentamento do câncer, do diagnóstico à superação. As atividades são conduzidas por uma equipe interdisciplinar dedicada e experiência.

Mais informações e agendamento de consultas podem ser feitos no site: www.hcanchieta.com.br. Por:Rayane Bueno 

Portal de Noticias do Blog do Carlindo Medeiros – Noticias com Responsabilidade




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 6199952-3515

Visitas: 5953210
Usuários Online: 476
Copyright (c) 2018 - Portal de Noticias do Blog do Carlindo Medeiros