Google Analytics Google Analytics
Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
Saudosismo no futebol

Saudosismo

Publicada em 22/11/18 às 14:33h - 62 visualizações

por : Vidal


Compartilhe
   

Link da Notícia:


















Campos Atlético Associação


Fundação: 26 de outubro de 1912.


Resumo histórico: O clube foi criado na residência de Ângelo de Carvalho, no bairro do Caju, Município de Campos dos Goytacazes, por idealização de Wanderley Barreto, seu primeiro presidente, com o nome de Campos Athétic Association, usando em seus uniformes as cores roxo e preto, por isso conhecido como “Roxinho”. O Campos passou muito tempo disputando categorias amadoras, sendo campeão municipal nos anos de 1918, 1924, 1932, 1956 e 1976. Foi Campeão em 1976 do antigo Estado do Rio de Janeiro, antes da fusão com o Estado da Guanabara, e nunca deixou de integrar a 1ª divisão do antigo Campeonato Campista, que só foi profissionalizado em 1952. Na época da criação do Campos Atlético Associação, havia no futebol um forte preconceito racial. O Campos foi um dos poucos clubes a quebrar essa barreira elitista do futebol da época, passando a ter em seu plantel negros e mulatos, chegando a ser conhecido como o “time dos pretos”. As cores escolhidas, preto e roxo, tem haver com essa filosofia. O preto passou a representar a raça negra e o roxo simboliza o atleta mulato. O Campos entrou numa decadência financeira e administrativa em meados de 1970 e foi assumido por um grupo de empresários que tinha como objetivo principal gerir e alavancar o clube como empresa e deslanchar no cenário estadual. O grupo contratou dois craques da capital a peso de ouro, o bicampeão mundial e titular da Seleção Brasileira Brito e Afonsinho, um jogador muito polemico no relacionamento jogador/dirigente. Trouxe à cidade de Campos dos Goytacazes clubes consagrados para fazer amistosos: o Palmeiras, campeão paulista e bicampeão brasileiro, e o Vasco da Gama. O empreendimento acabou não dando certo e o clube passou 26 anos ausente do futebol profissional. Em 2015 o Roxinho voltou ao cenário profissional e disputou a Série C do Campeonato Carioca, conseguindo o acesso de forma invicta. Em 2016 disputou a Série B do estado e foi vice-campeão.



Parceria com a A.A. Carapebus:

C:\Users\Casa\Desktop\cb_carapebus-rj-1.jpgPara disputar a elite do Futebol Carioca, o Campos Atlético Associação fez uma parceria com a A. A. Carapebus, que estava licenciada da Federação nos anos de 2013 e 2014, o que ocasionou uma dívida de R$100.000,00 com a FFERJ, R$ 50.000,00 por cada ano licenciado. Em 2015 o Campos comprou tecnicamente o CNPJ do Carapebus e negociou a dívida com a Federação, uma parte sendo paga à vista e o saldo devedor em várias parcelas. O Roxinho, que ainda estava inativo, foi comprado pelos empresários Victor Monthé e Marcos Brito. O Campos passou a utilizar o nome Carapebus/Campos e disputou a Série C e B. Em 2017 disputou a Série A do Campeonato Estadual, usando de forma legal a parceria. Ficou mais acessível financeiramente ao time se filiar à Federação Estadual do Rio de Janeiro, prática também utilizada por outros clubes, principalmente no Rio de Janeiro. Temos como exemplo o Barreira, que se transformou em Boa Vista, o Tanguá, que virou Gonçalense, entre outros. Em resumo, o Campos comprou o Carapebus numa transação que pode ser comparada a de uma empresa comprando outra. Portanto, os torcedores do Roxinho de Campos dos Goitacazes podem ficar tranquilos, pois o Campos continuará a ser Campos e o Carapebus deixará em breve de existir. O Campos disputou a Série A do Campeonato Estadual pela primeira vez em sua história, passando a fazer parte da elite do Campeonato Carioca. Apesar de estar na Série A do Campeonato Carioca, o time disputou a fase seletiva, não obteve sucesso e teve que jogar o Grupo da Morte. Ao final desta fase, terminou em penúltimo lugar e foi rebaixado. Devido ao rebaixamento, a parceria com o Carapebus foi encerrada. Houve uma reviravolta: a A. A. Carapebus não foi extinta e o Campos começou uma nova trajetória no futebol do estado do Rio de Janeiro. Filiou-se de forma independente à FFERJ. Após todo esse embrólio, disputou em 2017 a Série C do Campeonato carioca (4ª Divisão), onde demonstrou a mesma força apresentada em 2015 e 2016. Foi Vice-Campeão, perdendo a final para o estreante Pérolas Negras e subiu para a Série B2 (3ª Divisão).


Final da Série C do Campeonato Carioca 2017

Jogo de IDA (16.11.2017)

Pérolas Negras

3 x 0

C:\Users\Casa\Desktop\CamposAA.png  Campos

Local: Estádio Paty do Alferes – Rio de Janeiro

Jogo de VOLTA (19.11.2017)

C:\Users\Casa\Desktop\CamposAA.png  Campos

0 x 0

Pérolas Negras

Local: Estádio Cardoso Moreira – Rio de Janeiro


Localização: O Campos A. A. está sediado no Município de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro, cidade que, banhada pelo generoso rio Paraíba do Sul, encanta aos visitantes com sua fauna e flora riquíssima e diversificada. A bela Campos dos Goytacazes se estende até o Oceano Atlântico, ponto inicial da colonização portuguesa. Possui lindas praias com fortes ondas, sendo muito frequentada pelos praticantes do Surf.


C:\Users\Casa\Desktop\th.jpg

Campos dos Goytacazes – Rio de Janeiro


Estádio: Atualmente manda seus jogos no Estádio Ângelo Carvalho, localizado na Rua Dr. Lacerda Filho, nº 35, Parque Leopoldina, Campos dos Goitacazes, Rio de Janeiro. O pequeno Estádio tem capacidade para 700 pessoas.


Estádio Ângelo de Carvalho


Estatística:

Participações Estaduais

Competição

Ano

Série C do Campeonato Carioca

01

2015

Série B do Campeonato Carioca

01

2016

Série A do Campeonato Carioca

01

2017

Série C do Campeonato Carioca

01

2017

Série B2 do Campeonato Carioca

01

2018


Principais Títulos

Competição

Ano

Campeonato Municipal de Campos dos Goytacazes

05

1918, 1924, 1932, 1956 e 1976

Taça Corcovado – 2ª Turno do Carioca Série B

01

2016


Em 2018: O Campos Atlético Associação disputa o Campeonato Carioca Série B2 (3ª Divisão).


Coluna do Vidal



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 6199952-3515

Visitas: 5933244
Usuários Online: 172
Copyright (c) 2018 - Portal de Noticias do Blog do Carlindo Medeiros