Dia mundial da Visão alerta sobre a cegueira evitável

Dados alertam sobre os casos que podem ser tratados e evitados

 No Brasil, atualmente há mais de 1,2 milhão de cegos, e de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula que cerca de 60% das cegueiras são evitáveis. Trazendo para a realidade brasileira, quase 700 mil brasileiros que são cegos, poderiam estar enxergando bem, se tivessem recebido atendimento e tratamento oftalmológico precoce.

Diante dessa realidade, a OMS, definiu um dia todo ano para alertar e sensibilizar a população sobre a importância da visão. A data é chamada de Dia Mundial da Visão, sempre celebrada na segunda quinta-feira de outubro. O papel do médico oftalmologista é fundamental para essa prevenção e aumento dos casos de cegueira.

A plena saúde dos olhos vai além dos cuidados oculares. Outras doenças como a pressão arterial, ocular e a diabetes tem papel importante, pois em casos extremos podem causar a cegueira. A médica oftalmologista da Auge Oftalmologia, Marcia Godoy destaca o papel da retina na visão. A retina se caracteriza por uma fina camada de células que reveste a parte mais interna do olho. Ela é responsável por transformar o estímulo luminoso num estímulo neurológico, sendo transmitido ao nervo óptico. “O nervo óptico leva estas informações para o cérebro que, após seu processamento, transforma no que chamamos de visão. Portanto a retina não pode ser transplantada ou trocada, por isso qualquer dano que ocorra, pode ser irreversível”, destaca a oftalmologista retinóloga.

Em grande maioria, as doenças da retina são consideradas graves e se elas não forem tratadas de imediato, podem resultar na cegueira irrecuperável. Doenças como o diabetes e a hipertensão arterial podem causar danos à retina e desencadear na perda da visão. “Pacientes diabéticos e com hipertensão necessitam de acompanhamento constante para avaliação do quadro clínico”, acrescenta a Dra. Marcia Godoy.

 

Corpo Clínico

DRA. MÁRCIA MOREIRA GODOY

Oftalmologista, responsável pelo departamento de Retina e Vítreo da Auge Oftalmologia. Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Petrópolis – RJ.
Residência Médica em Oftalmologia Geral pelo MEC.
Observer Doctor pelo “Julies Stein Eye Institute – UCLA (Universidade da Califórnia) Fellow Ship em Retina e Vítreo no Hospital São Geraldo da UFMG.
Membro da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

Serviço:

Auge Oftalmologia

Brasília Medical Center – SGAN 607 Bloco A Salas 309/310 – Asa Norte

Contato: (61) 3322-6000

www.augeoftalmologia.com.br

Siga também os perfis nas redes sociais.

 

 

Contatos com a imprensa

(61) 3083-7709 / 9 9995-5255

Graciliano Cândido

Jornalista Mtb 8995/DF