Foto: Douglas Gomes

Com o objetivo de definir critérios para a vacinação contra a covid-19, o deputado federal Júlio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) apresentou um projeto de lei nº 4174/20 em que no entendimento do parlamentar deve priorizar pessoas dos grupos de riscos para imunização rápida contra a doença. Estão inclusos os trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças menores de 5 anos, grávidas e presos. 

Ainda de acordo com texto do projeto, assim que estiver disponível, a vacina deverá ser distribuída pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias de saúde de estados e municípios utilizado este mecanismo da priorização de quem faz parte destes grupos. “Este é o momento ideal para discutir como serão feitas a distribuição e a vacinação da população”, afirmou o autor do projeto. “É preciso definir grupos prioritários, pois há grupos de risco que precisam o mais rápido possível dessa imunização”, completou Júlio Cesar.

Segundo o deputado, a proposta obriga ainda operadoras de planos de saúde a oferecer a vacina para clientes durante o período de calamidade pública decorrente da pandemia provocada pelo novo coronavírus. “Alguns estudos se mostram adiantados, com previsão para aprovação pela Organização Mundial da Saúde, e consequente distribuição, ainda este ano”, ressaltou o parlamentar. com informações de ​Isabella Melo Picarelli da Assessora de Imprensa do Deputado Federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos/DF)

Contato: (61) 3215-1471