Artesãos de Brasília retomam produção e reabrem lojas; trabalhos artesanais já estão nas vitrines e são excelentes opções para os filhos presentearem os pais

Mesmo durante a pandemia, muitos artesãos mantiveram a produção, mas faltou mercado. Eles enxergaram no Dia dos Pais uma oportunidade de retomada das vendas com presentes diferenciados e autênticos. O apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) aos artesãos é baseado na estruturação, qualificação e promoção do artesanato. Além de fortalecer a identidade cultural de Brasília, a atividade gera emprego e renda, movimentando a economia do turismo.

As lojas Artesanato de Brasília do Pátio Brasil e Alameda Shopping estão expondo a produção de dezenas de artesãos apoiados pela Setur. São 40 expositores no Pátio e 19 no Alameda.  Além das lojas físicas, os produtos da arte feita com as mãos também estão disponíveis na loja virtual Square City, aplicativo que amplia as opções de negócios entre os artesãos e clientes. As peças mais procuradas para presentear os pais são carteiras, cintos e pulseiras de couro, entre outros acessórios, além de objetos de decoração.

“Não tem como não surpreender um pai com algo lindo e especial, como a arte feita pelas mãos talentosas de nossos artesãos”, disse a secretária Vanessa Mendonça. Ela ressaltou a qualidade dos produtos para reforçar a originalidade do presente do Dia dos Pais em peças e objetos que traduzem os sentimentos e as emoções dos filhos. “O artesanato é feito genuinamente no DF com o apoio da Setur. São peças únicas que carregam o DNA de Brasília”, afirmou. 

A artesã Jose Medeiros, da Asa Norte, já sentiu a volta dos clientes e o aumento das vendas. “A procura está aumentando, principalmente para o Dia dos Pais. Ter um espaço para expor e vender os produtos agrega valor ao nosso trabalho”, disse a artesã que expõe seus trabalhos com bordados e moda autoral no Pátio Brasil.

“Cada porta aberta significa mais espaço para o artesão empreender e se posicionar no mercado. O apoio da Setur é extremamente importante para termos esse contato com o cliente e impulsionarmos as vendas”, afirma Dinorá Vilela, artesã de Taguatinga que expõe no Alameda shopping e está empolgada com a venda de presentes para o Dia dos Pais.

O Distrito Federal conta com 12.425 artesãos cadastrados na Secretaria de Turismo, que estruturou a Rota do Artesanato para impulsionar esse mercado. Os eventos apoiados pela Setur como feiras e exposições movimentaram no ano passado R$ 871 mil.

A secretária Vanessa Mendonça e o padre Jonathan Costa contam “Histórias de Dom Bosco” durante live nesta quinta-feira (6)

A Setur-DF está promovendo ações e eventos em tempo real, nas redes sociais,  para promover o turismo religioso no Distrito Federal e evitar aglomerações.


O “Histórias de Dom Bosco” é um bate-papo da Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, com o padre Jonathan Costa, pároco e reitor do Santuário Dom Bosco, que vai rolar às 19h de amanhã (6), e faz parte do projeto “Agosto de Dom Bosco”, lançado nesta semana pela  Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), para promover o turismo religioso e homenagear o santo que sonhou com uma terra próspera, construída exatamente nas coordenadas onde está a capital federal. Padre Jonathan é responsável pela pastoral do Turismo, que tem como objetivo a evangelização dos visitantes. 

"Jesus era um peregrino que evangelizava por onde passava. Todo turista é também um peregrino e a nossa pastoral do turismo tenta dar uma experiência a essas pessoas em suas andanças, ajudando a fazê-las entender a dimensão da fé nos ambientes que visitam”, destacou o pároco.

Além das entrevistas especiais, durante todo o mês de agosto, a Setur-DF vai realizar uma programação variada com atividades on-line voltadas para promover o turismo religioso, respeitando a pluralidade das manifestações sagradas e resgatando a identidade de Brasília como Capital da Esperança. 

A live acontece no Instagram da @seturDF, nesta quinta-feira (6) às 19 horas. Não perca!

Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Turismo do Distrito Federal - Setur-DF
Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul, 
1º Andar, Eixo Monumental, Brasília/DF
ascom@setur.df.gov.br
http://www.turismo.df.gov.br