Fotos do espetáculo: CORA DENTRO DE MIM -  CIRCULAÇÃO NACIONAL DF-SP-RJ

créditos: ALICE LIRA

 

Semana Cora Coralina - Poesia, prosa e memórias

 Idealizada pela atriz e escritora maranhense Lília Diniz, autora do premiado espetáculo "Cora Dentro de Mim - Plantando Roseiras & Fazendo Doces".

Há 20 anos acontecia o encontro no palco entre duas escritoras. Uma do Maranhão e a outra do Goiás. Uma, que aos 28 estava no início de sua trajetória embevecida pelos poemas da outra, que conquistou corações pelo mundo inteiro após os 70 anos e que havia deixado um legado em poesia, prosa e histórias de superações pessoais para a humanidade, tendo vivido entre 1889 e 1998.


O encontro aconteceu na antiga Oficina Teatro do Perdiz, uma oficina de torneiro mecânico que virou referência de resistência e ocupação inusitada de artistas da capital do Brasil. Chão batido e em meio as ferragens e quinquilharias do bondoso Perdiz, Lília Diniz trouxe para a cena, do corpo e da voz, poemas e contos da doceira mais famosa de Goiás, Cora Coralina, com o espetáculo “Cora Dentro de Mim”.


Desde então foram centenas de apresentações pelos palcos do Brasil, incluindo o próprio quintal da casa da escritora goiana, hoje Museu de Cora Coralina. O espetáculo foi premiado pela Funarte em 2014 com o Prêmio Miriam Muniz de Teatro e continua a circular pelo Brasil.


Para celebrar a parceria a Candiá Produções preparou uma semana de encontros virtuais entre Lília Diniz, documentaristas, artistas e estudiosos da obra de Cora Coralina, na semana em que se comemora o aniversário da escritora e o dia do vizinho, entre 17 e 20 de agosto.  A ideia do encontro é partilhar memórias, entre um poema e um dedo de prosa a partir do contato com a obra de Cora Coralina. Servidos?

Local dos encontros: www.youtube.com/user/liliadinizpoeta

 

Sobre Lília Diniz

A artista maranhense Lília Diniz nasceu no Meio-Norte, na faixa de transição entre a Amazônia e o Sertão nordestino. Foi alfabetizada artisticamente pela literatura de cordel. Há mais de 10 anos interpreta autores consagrados, como Patativa do Assaré, Cora Coralina e Louro Branco, além de canções de João do Vale, Maria da Inglaterra, Marinês entre outros. É formada em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduada em Gestão Cultural, titular da Academia Imperatrizense de Letras (MA) e da Academia de Letras do Brasil/Brasília. Possui seis livros publicados: “Babaçu, Cedro e Outras Poéticas em Tramas”, “Miolo de Pote da Cacimba de Beber”, “Sertanejares”, “Ao que Vai Chegar”, “Mula sem Cabeça” e “Mundo de Mundim”.


Cora Coralina - era o pseudônimo de Ana Lins de Guimarães Peixoto Bretas. Foi contista, cronista de tempos passados e presentes. Nasceu na cidade de Goiás, antiga Villa Boa de Goyaz, em 20 de agosto de 1889. Publicou seu primeiro livro aos 75 anos de idade e continuou lúcida até quase os 96 anos, quando morreu em 1985. Ficou famosa quando Carlos Drummond confessa que os poemas de Cora o tocavam profundamente. 

 

Programação:

Dia 17 de agosto

Lília Diniz – Escritora e atriz maranhense. Possui 6 livros publicados pelos quais já recebeu vários prêmios, é idealizadora e interprete do Espetáculo Cora Dentro de Mim, com o qual circula a 20 anos.

Elenízia da Mata – cantora, empresária, interprete e pesquisadora da obra de Cora Coralina. Trabalha como consultora nas áreas de desenvolvimento social, responsabilidade socioambiental, direitos da mulher, educação empreendedora, associativismo e cooperativismo.

Soraya Ferreira – Audiodescritora – Coordenadora do grupo de pesquisa em Tradução Audiovisual, com foco em audiodescrição para pessoas com deficiência visual na Universidade de Brasília. Foi responsável pelo trabalho de audiodescrição da circulação nacional do Espetáculo Cora Dentro de Mim (2017).

Reginaldo Gontijo - Poeta e cineasta. Candando de Minas Gerais. Dirigiu e produziu 3 longas metragens, dentre eles “O Colar de Coralina” (2017) ficção sobre a infância da poeta Cora Coralina.

 

Dia 18 de agosto

Lília Diniz - Escritora e atriz maranhense. Possui 6 livros publicados pelos quais já recebeu vários prêmios, é idealizadora e interprete do Espetáculo Cora Dentro de Mim, com o qual circula a 20 anos.

Marco Augusto - Bonequeiro, possui mais de 30 anos de atuação. Iniciou suas atividades em 1986, na cidade do Gama, Distrito Federal, com o grupo TRAPO DO BAÚ, dentre as dezenas de espetáculos que dirigiu e atuou está o espetáculo ‘Os Meninos Verdes’, adaptado da obra de Cora Coralina

Marina Mara -  poeta, comunicadora, ativista cultural, atriz, carnavalesca, mestra em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília. Dedicada exclusivamente à poesia. Tem 4 livros publicados e é a idealizadora do aplicativo PoemApp - O Mapa da Poesia do Brasil.

Maranhão Viegas - Jornalista, roteirista e documentarista premiado, Maranhão Viegas comanda o programa de entrevistas Diálogo Brasil. Tendo recebido o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 na categoria Mídia para o episódio "No rastro da poesia, no Caminho de Cora, do programa Caminhos da Reportagem", da TV Brasil.

 

Dia 19 de agosto

Lília Diniz - Escritora e atriz maranhense. Possui 6 livros publicados pelos quais já recebeu vários prêmios, é idealizadora e interprete do Espetáculo Cora Dentro de Mim, com o qual circula a 20 anos

Val Moreno – Atriz, coreografa e dançarina. Formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, atuou como atriz no filme: O Colar de Coralina (2017), dirigido por Reginaldo Gontijo.

Mariana Salles - é servidora pública da Secretaria de Educação do DF, mestre em Políticas públicas pela Universidade de Oxford. Estudou a vida e a obra de Cora Coralina Participou do primeiro longa-metragem Cora Coralina -Todas as Vidas, dirigido por Renato Barbieri e produzido pela AsaCine, sobre a sua biografia. E é, com muito orgulho, bisneta de Aninha, também conhecida como Cora Coralina.

Alice Lira - é cineasta e fotógrafa maranhense, iniciou na comunicação social por meio da fotografia. Fotografou mais de 60 eventos culturais, institucionais e sociais, até o ano de 2020. Bacharel em Comunicação Social - Cinema e Mídias Digitais, atua como roteirista de curta-metragem desde 2011, produziu mais de 300 vídeos para eventos sociais e entretenimento. Fez o registro de duas temporadas do Espetáculo “Cora Dentro de Mim.

 

Dia 20 de agosto

Lília Diniz - Escritora e atriz maranhense. Possui 6 livros publicados pelos quais já recebeu vários prêmios, é idealizadora e interprete do Espetáculo Cora Dentro de Mim, com o qual circula a 20 anos.

Maísa Arantes - é uma musicista que se destaca pelo timbre de voz único e a sonoridade da rabeca que toca de forma singular e bela. Traz em sua bagagem muitas experiências, em especial o amor pela cultura popular e pelo forró - ao qual se dedica há mais de doze anos. Fez a direção Musical e atuou como musicista do Espetáculo “Cora Dentro de Mim”.

Suene Karim – Atriz, produtora e gestora cultural, ativista em defesa dos animais e dos direitos humanos. Idealizou e produziu Festival Magia Negra no Distrito Federal. Atua como Produtora da Atriz e poeta Lília Diniz, em especial do Espetáculo “Cora Dentro de Mim”

LeoMon: É Cineasta, Editor, Cinegrafista, Técnico de som, Graduado em Cinema e Mídias Digitais no Centro Universitário IESB,  e sócio fundador da Cinese Audiovisual, no qual assina, direção, edição, produção e finalização de mais de 300 videos.Assina Direção de 3 Curtas Metragens -"Alice um triangulo amoroso, Nada Amoroso-2013", "Memórias de uma Senhora de Meia Idade-2016" e "Bwayne- O Filme-2017", Nas temporadas do Espetáculo Cora Dentro de Mim, entre 2015 e 2017 atuou como cinegrafistas e editor dos vídeos da circulações.

  

SERVIÇO:

Semana Cora Coralina - Poesia, prosa e memórias

Data: 17 à 20 de agosto

Local: www.youtube.com/user/liliadinizpoeta

Assessoria de comunicação:

Valéria Amorim – Candiá Produções

Telefone: (61) 98242-4262

E-mail: contato@candiaproducoes.com.br