C:\Users\Casa\Desktop\download.jpg                                      C:\Users\Casa\Desktop\download.jpg

         Pompeia                                                     Marinheiro Popeye


Nascimento: José Valentino da Silva, conhecido no meio futebolístico como Pompéia, nasceu no dia 27 de setembro de 1934, na cidade de Itajubá, interior do estado de Minas Gerais.


Resumo bibliográfico desportivo: Pompeia parecia estar predestinado a jogar futebol. Começou como Centro Avante no Itajubá, clube de sua cidade natal, e mal se podia imaginar que acabaria se tornando um grande goleiro. Transferiu-se do Itajubá  para o São Paulo da mesma cidade. Em um jogo amistoso na cidade de Três Pontas, Minas Gerais, o goleiro de seu time adoeceu e o treinador colocou Pompeia no gol, posição em que permaneceu até o final da carreira. Com belas atuações, sua fama ultrapassou fronteiras. Recebeu convite para atuar em dois grandes clubes da capital paulista: São Paulo e Portuguesa de Desportos. Bateu o pé e disse: “Só saio de Itajubá para jogar no Rio de Janeiro”. No dia 1º de abril de 1953, recebeu uma proposta para jogar no Bonsucesso, clube da Zona da Leopoldina da cidade do Rio de Janeiro. Viajou para o Rio motivado e cheio de esperança para fazer história no futebol carioca. O técnico do rubro-anil suburbano era o competente Alfinete, que acreditou no potencial do jovem goleiro. Em 1954 foi transferido para o América F.C. onde por 6 anos foi titular absoluto, conquistando o título de campeão carioca de 1960. Pompeia teve uma passagem pela Seleção Brasileira em jogos pela América do Sul. Jogou no São Cristovão do Rio de Janeiro, Galícia da Bahia, Porto de Portugal e Desportivo Português da Venezuela, onde era conhecido como “Ponte Aérea” em função de seus voos acrobáticos ao efetuar grandes defesas. Em 1967 foi campeão venezuelano defendendo o Deportivo Português.


Término da carreira: Terminou sua trajetória no futebol jogando ainda pelo Deportivo Português da Venezuela. Em uma partida amistosa entre o Deportivo Português e o Real  Madrid da Espanha, Pompeia sofreu um acidente durante o jogo, perdendo a visão em uma das vistas, fato  que motivou sua aposentadoria, alterando seus planos profissionais.


Curiosidades: José Valentino da Silva recebeu o apelido de Pompeia ainda Criança. Prestava pouca atenção nas aulas e ficava rabiscando e desenhado. Seus personagens preferidos eram Olívia Palito e Popeye. Como a maioria de seus colegas conhecia o Marinheiro Popeye através de revistas em quadrinhos e pronunciavam o nome do personagem como ‘Pompeia’, deram esse cognome ao colega  de classe.

Participações em Clubes 

Bonsucesso 

América

São Cristovão

Galícia

Porto

Deportivo

Português

C:\Users\Casa\Desktop\cb_bonsucesso-rj-1.gif

C:\Users\Casa\Desktop\cb_america-rj-2.gif

C:\Users\Casa\Desktop\cb_sao_cristovao-rj-1.jpg

C:\Users\Casa\Desktop\cb_ba-galicia.jpg

C:\Users\Casa\Desktop\porto.png

C:\Users\Casa\Desktop\Deportivo_Portugues.jpg

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Salvador - Bahia

Portugal

Venezuela



Principais Títulos 

Ano

Competição

Clube

Local

1960

Campeonato Carioca

C:\Users\Casa\Desktop\cb_america-rj-2.gif

Rio de Janeiro

1967

Campeonato Venezuelano

C:\Users\Casa\Desktop\Deportivo_Portugues.jpg

Venezuela



Falecimento: Pompeia morreu no dia 18 de maio de 1996, aos 62 anos, na cidade do Rio de Janeiro.


Coluna do Vidal.