O deputado federal João Roma (Republicanos) destacou o aniversário da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), que completa 90 anos nesta segunda-feira (17), e afirmou que a entidade representa um marco de dignidade e cidadania. Além da relevância para a imprensa e para a liberdade de expressão na Bahia, o parlamentar salienta também a contribuição cultural da ABI, que comemora seu nonagésimo aniversário com a reabertura do Museu de Imprensa.

“Há 90 anos, a Bahia testemunhava um marco de dignidade e cidadania para imprensa. 73 jornalistas instalaram, em Salvador, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), cuja trajetória está incorporada na história do nosso estado. Os fatos mais relevantes ocorridos aqui, de alguma forma, passaram pela entidade, que acompanha permanentemente as transformações sociais, políticas e econômicas da Bahia e do Brasil”, afirmou o deputado.

O museu, segundo Roma, valoriza a história da imprensa baiana e a própria cultura da Bahia. O equipamento, que foi fundado pela ABI há 43 anos, passou por reestruturação completa, conquistou novo espaço e um Laboratório de Conservação e Restauro. “A reabertura do museu, que está localizado na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador, é um marco não apenas para a ABI, mas para a Bahia, que tem neste equipamento um rico acervo histórico do nosso estado”, frisou.

O equipamento ficou há quase 10 anos sem exposição e terá uma mostra com a curadoria do jornalista e pesquisador Nelson Varón Cadena, que é autor do livro “Cronologia da Associação Bahiana de Imprensa. 1930-1980”.

Roma parabenizou o presidente da ABI, Walter Pinheiro. “Sua condução destacada da entidade e, agora, a reabertura do museu como marco dos 90 anos da ABI são louváveis. Não posso deixar de parabenizar também Nelson Cadena, que é um dos grandes nomes do jornalismo baiano, pesquisador e curador da exposição do novo museu. Cadena tem um amplo conhecimento da história da Bahia, é autor do livro ‘Cronologia da Associação Bahiana de Imprensa. 1930-198’ e de outros 10 títulos com temática de história da mídia e do nosso estado”, salientou.

Deputado Federal João Roma
Câmara dos Deputados, Anexo III, gabinete nº 276.
Brasília, DF 70.160-900
Brazil
Assessoria do Deputado