CRÉDITOS DAS FOTOS: LR Fernandes/Divulgação

Seleção de violeiras e violeiros relembra ciclo do ouro em Goiás

Inspirado em marcante período histórico, o festival Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano seleciona artistas de todo o país para série de apresentações virtuais. 
Prazo de inscrições vai até 16 de agosto. Cachê será de R$ 2.158


Em meados do século 18, a procura por ouro fez bandeirantes adentrar o interior do Brasil e contribuiu para a fundação de cidades históricas, como Goiás Velho, Pirenópolis e Corumbá. Mais de 200 anos depois, o projeto CORDAS DA VIDA, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Governo de Goiás, relembra esse importante período histórico e o ressignifica à luz de uma nova busca: agora, o objetivo é garimpar artistas talentosos, por meio do festival virtual Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano.

A iniciativa pretende selecionar violeiras e violeiros de todo o país para um ciclo de apresentações virtuais. Os interessados podem se inscrever no período de 1º a 16 de agosto. Não é um quesito obrigatório, mas os candidatos que exibirem composições originais sobre o tema do projeto ganharão pontuação extra na avaliação, bem como os participantes residentes no Estado de Goiás. Os selecionados receberão cachê de R$ 2.158.

“O objetivo inicial era levar os shows para as cidades históricas goianas, onde aconteceu o apogeu do ciclo do ouro no Estado. No entanto, devido à pandemia do coronavírus, fomos obrigados a adotar um novo padrão para a exibição dos espetáculos. Felizmente, as plataformas virtuais têm se mostrado alternativas viáveis para mantermos a arte viva, colaborando com uma importante cadeia produtiva, que contempla artistas, produtores, técnicos de som, iluminadores, entre outros inúmeros profissionais”, explica o produtor e músico Mariano, idealizador da iniciativa.

O festival contempla todos os gêneros musicais, desde que a viola caipira seja o instrumento de destaque da apresentação. Ao todo, serão selecionados 16 atrações artísticas – solo, duplas ou grupos – que participarão de gravação de programas com duração de 1h30min, entre entrevistas e apresentação musical. “Nosso objetivo é identificar e revelar talentos de diferentes gêneros musicais, que têm a viola caipira como eixo central da proposta sonora. Além disso, queremos atuar na formação do público, levando a música de viola caipira para pessoas de todo o mundo, por meio da conexão com as plataformas virtuais. Será uma mostra inovadora de artistas com diferentes possibilidades sobre a música de viola caipira. Além disso, pretendemos deixar um legado histórico e cultural sobre o Estado de Goiás”, comenta Mariano.

O regulamento e a ficha de inscrição para participação no festival Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano estão disponíveis na página do projeto CORDAS DA VIDA (https://cordasdavida.webnode.com). Os candidatos também podem fazer a solicitação por e-mail ou WhatsApp. A comissão de organização, que avaliará critérios como interpretação, arranjos e afinação, divulgará os resultados em 9 de setembro.

O projeto CORDAS DA VIDA tem experiência nesse tipo de proposta cultural. Nos últimos anos, em Goiás e também no Distrito Federal, executou iniciativas com séries de pocket shows de acesso gratuito ao público, com a participação de vários grupos artísticos. Os registros dessas apresentações estão disponíveis em canal no YouTube e também em fanpage no Facebook. “É sempre muito gratificante produzir iniciativas dessa natureza. Em eventos anteriores, contemplamos inclusive aspectos de acessibilidade ao público, contando com a colaboração de intérpretes culturais para as pessoas surdas, além de produção de conteúdo em braille e com audiodescrição para os deficientes visuais”, completa Mariano.


SERVIÇO
Viola Caipira na Rota do Ouro Goiano
Inscrições: de 1º a 16 de agosto
Informações: https://cordasdavida.webnode.com, e-mail (rotadoourogoiano@gmail.com) ou WhatsApp (062-99503-0760)
Divulgação dos resultados: 9 de setembro
Exibição dos programas: 10 de outubro a 28 de novembro de 2020
Horários: sempre às 20h
Direção geral: Mariano (61-9-9677-5002)
Assessoria de imprensa: Fernando Brito (61-9-9951-9375) 
Canal no YouTube: www.youtube.com./cordasdavida
Instagram: @cordasdavida