A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, apresenta nova programação voltada ao turismo religioso no Distrito Federal, a terra da promissão, fluente de leite e mel, sonhada por Dom Bosco._

 

Neste mês, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR) lança a ação “Agosto de Dom Bosco”, para promover o turismo religioso e homenagear Dom Bosco, padre italiano nascido em 16 de agosto de 1815, e que, em 30 de agosto de 1883, sonhou com uma terra próspera, construída exatamente nas coordenadas onde está Brasília. A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, destaca que as ações vão abraçar todas as religiões em resgate à identidade de Brasília como Capital da Esperança.

 

“Nossa capital já nasceu de um sonho, e foi moldada no respeito aos valores religiosos, culturais e sociais. A leveza do céu de Brasília, que abraça toda a rigidez do concreto da nossa arquitetura, nos leva a momentos de reflexão. Não é à toa que a capital federal é considerada uma cidade mística por muitos. Temos no turismo religioso uma possibilidade de apresentar Brasília sob um olhar mais leve! O respeito às diversidades religiosas nos convida a uma viagem não apenas exterior, mas também para o autoconhecimento e renovação da esperança em dias melhores”, apontou a secretária de Turismo.

 

A programação “Agosto de Dom Bosco” vai ter início com uma missa campal, celebrada pelo padre Jonathan Costa, às 17h da próxima terça-feira (4), realizada na Ermida Dom Bosco com transmissão ao vivo pelo perfil do Instagram da Setur.  Segundo o pároco da Igreja Dom Bosco, o turismo religioso é um segmento que tem crescido mesmo em períodos de pandemia, porque as pessoas sentem a necessidade de fortalecer a fé.

“Cada vez mais as pessoas têm procurado a dimensão do sagrado! Brasília tem uma religiosidade marcada desde o seu nascimento, uma vez que nossa cidade foi anunciada pelo sonho de um visionário como Dom Bosco, que previu uma terra prometida de grande riqueza”.  O padre ressaltou a relevância deste projeto, que dedica o mês de agosto a um homem santo que, apesar de todas as dificuldades e necessidades pelas quais passou, foi capaz de vislumbrar um futuro próspero.

 

“Sonhar faz parte da nossa vida e Dom Bosco nos ensinou que devemos acreditar em nossos sonhos. São eles que contribuem para manter em alta a nossa motivação, apesar dos inúmeros desafios que estamos vivendo”, disse o padre Jonathan Costa, pároco e reitor do Santuário Dom Bosco.


 

Durante todo mês, a Setur vai realizar uma programação variada com atividades on-line voltadas para o desenvolvimento do turismo religioso, respeitando a pluralidade das manifestações sagradas. Os eventos serão todos virtuais para evitar aglomerações.


POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO POR MEIO DOS SEGUINTES CANAIS:

Flávia de Carvalho Ferreira - 61 98131-1122  
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo do Distrito Federal   
Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul,