Iniciativa mediada pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) tem como objetivo suprir uma demanda imediata dos turistas

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) participou, nesta segunda-feira (17/08), de uma reunião com consultores, secretários estaduais e gestores da área de turismo para a elaboração de um programa conjunto de fortalecimento dos chamados multidestinos. O encontro, realizado de forma virtual, foi mediado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).

O objetivo da iniciativa é trabalhar destinos regionais que possam suprir a demanda reprimida pela pandemia da covid-19 a partir da retomada do setor turístico. Segundo a secretária Vanessa Mendonça, todas as tendências mundiais apontam para um turismo de proximidade neste primeiro momento, com uma forte procura de destinos culturais, naturais e sustentáveis. “Essa tendência vem de encontro a essa realidade de promover as pequenas distâncias e fazer um intercâmbio entre as cidades que possam oferecer tais opções. Brasília é isso tudo”, afirma.

O presidente do Fornatur, Bruno Wendling, exaltou a oportunidade dos secretários estaduais estreitarem os laços entre si e com profissionais da área para potencializarem os resultados. "É uma alternativa viável de pensamento visando o turismo de proximidade, rodoviário, que será a tendência do momento. É uma ótima oportunidade para todos”, apontou.

Segundo o consultor Raimundo Peres, é importante para o setor de turismo buscar novos destinos além dos mais conhecidos. "Queremos nos organizar para aumentar a oferta de destinos dentro do desejo das pessoas neste momento. O mais importante é buscar uma interiorização do turismo para que mais destinos sejam explorados”, aponta.

Para Anya Ribeiro, uma das referências em turismo no Brasil, o momento é ideal para a união de diversos setores em torno do estabelecimento de multidestinos regionais. “Se a região tiver uma conexão forte com outros setores, como por exemplo agricultura, cultura, inovação, entre outros, o turismo poderá agregar um novo valor ao destino”, afirma. 

Neste sentido, a Setur-DF tem trabalhado com a promoção de Brasília como destino que oferece uma ampla cartela de opções, baseado nos eixos cultura, natureza e história. “O Distrito Federal está ampliando a promoção do turismo regional, fortalecendo a criação de rotas voltadas para o turismo de aventura, cultural e histórico, integrando Brasília com a Chapada dos Veadeiros e Cidade de Goiás”, explica Vanessa Mendonça. “Nosso objetivo é alcançar esta demanda dos Estados vizinhos durante a retomada”, completa a titular do Turismo do DF.
Assessoria de Comunicação 
Secretaria de Turismo do Distrito Federal - Setur-DF


Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Ala Sul, 
1º Andar, Eixo Monumental, Brasília/DF
ascom@setur.df.gov.br
http://www.turismo.df.gov.br