Pavimentação de 1.965 metros vai beneficiar mais de 18 mil pessoas. Executada pelo DER-DF, obra demandou investimentos de R$ 1,1 milhão.
 

Foram duas décadas de espera até que um dos sonhos dos moradores do Núcleo Rural Capão Comprido, em São Sebastião, virasse realidade. Na quarta-feira (29), foi inaugurada a obra de pavimentação e construção de calçadas da rua São Bartolomeu, serviço que beneficia diretamente mais de 18 mil pessoas.

Com recursos de R$ 1,1 milhão, a pavimentação de 1.965 metros das vias locais foi conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF). Para a comunidade local, a obra tem grande significado: leva segurança a produtores rurais, aos 650 estudantes da Escola Classe São Bartolomeu – no bairro Bela Vista – e a todos que circulam diariamente pela região.

“A estrada foi aberta na década de 60, 70, e tem em torno dela muitas propriedades rurais”, explicou o presidente da Associação Rural do Capão Comprido, Odécio Rossafa. “Tem toda uma produção de leite e frutas e principalmente de orgânicos aqui nos arredores. Essa pista de quase dois quilômetros é benéfica, anima as pessoas a investirem nas suas propriedades e traz uma união de produtores e associações. Junta as pessoas para a melhoria dos seus negócios.”

Nova realidade

Odécio se mostra animado com a novidade, que, a seu ver, pode se desdobrar em mais realizações para a comunidade local. “Pretendemos fazer a continuação dessa estrada até a barranca do rio São Bartolomeu e desenvolver um conceito, que é o ‘Caminhos do São Bartolomeu’”, adiantou. “[Consiste em] criar um turismo de bases comunitárias em que as pessoas possam vir comprar queijos, frutas e doces e ter a experiência rural com tudo o que produzimos”.

Presente à inauguração da obra, o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur,  ressaltou as melhorias para a vida dos estudantes da região. “Os alunos sofriam muito, porque era muita poeira e lama”, lembrou. “Com essa obra, vai melhorar muito a vida dessas pessoas. É uma obra entregue com qualidade, com drenagem, sinalização, ondulações, bem completa”.

O administrador de São Sebastião, Alan Valim, destacou a agilidade com que o trabalho foi executado – seis meses para projeto e licitação e três meses para a conclusão da obra. “Conseguimos licitar em tempo recorde, graças à nossa equipe da administração regional e ao DER, que não mediram esforços para que a obra saísse”, comemorou.

A obra

O serviço de pavimentação foi iniciado em 31 de março deste ano e passou pelas fases de drenagem, terraplenagem, sub-base e base (implantação de camadas de cascalho) e imprimação, que antecedeu o estágio de capa asfáltica. Após a aplicação do asfalto, foram instalados os meios-fios e as calçadas, além da sinalização horizontal e vertical.

Com informações da Administração Regional de São Sebastião e do DER-DF