Dema deflagra Operação Golpe Baixo

Na manhã desta sexta (19), a Polícia Civil do DF, por meio da Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema), deflagrou a Operação Golpe Baixo. A ação teve o objetivo de desmantelar associação criminosa voltada a obter vantagem indevida de pessoas que colaboravam financeiramente com o acolhimento de animais em situação de vulnerabilidade.

Os policiais cumpriram quatro mandados de prisão temporária e sete de busca e apreensão em Águas Claras, Ceilândia, Cruzeiro, Taguatinga e Valparaíso/GO.

Os animais resgatados, principalmente cachorros e gatos, eram submetidos a tratamentos invasivos por indivíduo não habilitado (estudante de medicina veterinária). Com a finalidade de viabilizar o esquema, os envolvidos usavam receituários e carimbos médicos falsos ou furtados. O grupo também utilizava dados de profissionais da área para comprar medicamentos e instrumentos de venda controlada.

As campanhas de arrecadação de recursos eram feitas nas redes sociais e os valores distribuídos entre as supostas protetoras de animais e o falso veterinário. As investigações foram iniciadas em setembro de 2019. Os investigados podem responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato, falsidade ideológica, maus-tratos a animais e exercício irregular da profissão.

Assessoria de Comunicação/DGPC
#PCDFAgora
PCDF, excelência na investigação.