Domingo, 23 de Setembro de 2018
ESPORTE - COLUNA DO VIDAL

Saudosismo

Publicada em 07/04/18 às 06:42h - 123 visualizações

por Por: Vidal


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Galvez - EC           


Fundação: 01 de junho de 2011.


Resumo histórico: O Galvez surgiu para o futebol profissional em 2011, dentro da centenária

Polícia Militar do Estado do Acre. No início de sua trajetória, a Diretoria pretendia utilizar apenas policiais militares como atletas. Na prática, essa decisão não funcionou. Recebeu alguns jogadores do coirmão Rio Branco, o maior detentor de títulos do estado, e contratou outros jogadores profissionais, formando um plantel competitivo e mantendo alguns militares na composição do elenco. O Galvez é um clube filiado à Federação de Futebol do Acre e no momento figura entre os tradicionais clubes do Estado.

   C:\Users\Casa\Desktop\cb_rio_branco-ac-1.gif          C:\Users\Casa\Desktop\cb_vasco_da_gama-ac.gif         C:\Users\Casa\Desktop\cb_atletico-ac-1.gif        C:\Users\Casa\Desktop\sportClubeHumaita30.png             C:\Users\Casa\Desktop\cb_placido_de_castro-ac.jpg          C:\Users\Casa\Desktop\cb_andira-ac-1.gif         C:\Users\Vidal\Desktop\sao_francisco_fc_65px.png

Rio Branco  Vasco da Gama    Atlético do Acre     Humaitá Prácido de Castro     Andirá São Francisco

Escolha do Nome:


Luís Gálvez (1864 - 1935)      

       C:\Users\Casa\Desktop\Luisgalvez.jpg

O Território do Acre foi alvo de uma disputa entre três países: Bolívia, que de acordo com o tratado de Ayacucho (1867) era legalmente proprietária da área, Brasil e Peru. Na época, muitos brasileiros, principalmente do nordeste, migraram para a região visando a exploração dos seringais, pois a borracha era mais valiosa que o ouro. Foi quando ocorreu a Revolução Acreana, em julho de 1899.

A Bolívia tentou expulsar esses seringueiros que entravam ilegalmente em seus territórios para explorar seus seringais. Brasileiros residentes no local venceram a disputa com a força das armas, comandados por José Plácido de Castro. Assim, expulsaram os bolivianos.

O Jornalista e Diplomata espanhol Luís Gálvez Rodriguez de Arias, apoiado por seringueiros veteranos da guerra de Cuba e clandestinamente pelo governador do Amazonas, que lhe forneceu recursos financeiros (armas, munições, provisões, um navio especialmente fretado e equipado com um canhão e uma guarnição de vinte homens), ocupou o território e proclamou a República Independente do Acre.

Luís Gálvez construiu uma infraestrutura de base para o país ao instituir as Armas da República, a atual bandeira, organizar ministérios, criar escolas, hospitais, exército e corpo de bombeiros. A intenção de Galvez era criar um país moderno dentro da selva amazônica. Seu sonho durou pouco mais de 5 meses.

Em outra contenda, em 28 de dezembro de 1899, foi deposto pelo seringalista cearense Antônio de Souza Braga, que se declarou Presidente do Acre, não obtendo o mesmo sucesso que Galvez. Passando menos de um mês no governo, ao ver-se incapaz de dar prosseguimento à relativa estabilidade implantada por ele, devolveu o poder ao espanhol.

Para conseguir o território sem ter problemas diplomáticos, o Brasil conquistou o Acre através de uma expedição composta por quatro navios de guerra e um outro conduzindo tropas de infantaria que tinham a função de prender o então presidente Luiz Galvez, destituir a República Independente proclamada por ele e devolver a região à Bolívia, reconhecendo-a boliviana. Depois tentou negociá-la.

A efetivação da posse do território pelo Brasil só foi solucionada em 1903, através do Tratado de Petrópolis. O Brasil, em troca do território acreano e com o reconhecimento da demarcação das fronteiras pelo Peru, pagou à Bolívia cerca de 2.000.000 libras esterlinas, concedeu a ela pequenos territórios próximos à foz do rio Abunã, numa região perto do Acre, localizada na bacia do rio Paraguai; assumiu o compromisso de construir a Ferrovia Madeira-Mamoré, que facilitaria o escoamento da matéria prima (borracha) até o litoral; e permitiu a utilização de rios brasileiros para a mesma finalidade. Além disso, os dois países poderiam construir alfândegas em ambos os territórios.

Em função desses fatos históricos, os fundadores militares do novo clube acreano deram-lhe o nome de Galvez E.C., em homenagem ao espanhol Luís Galvéz Rodriguez de Arias, personagem marcante na história do Acre, que foi presidente da república acreana entre 14 de Julho de 1899 e 28 de Dezembro de 1899; entre 30 de Janeiro de 1900 e 11 de Março do mesmo ano, quando se rendeu à Armada Brasileira. O Clube adotou em seu escudo e uniformes as cores da Bandeira do Estado do Acre.


Trajetória:

Estadual: O Galvez E.C. iniciou seu percurso na Série B do Estadual de 2011 e foi campeão da Série B Acreana em 2013, sendo promovido à Série A do competitivo Futebol Acreano. Em 2016 foi vice-campeão acreano da Série A.

Copa do Brasil: Disputou pela 1ª vez a Copa Brasil em 2016 e obteve o seguinte resultado:

1ª Fase



Ida

C:\Users\Casa\Desktop\cb_rio_branco-ac-1.gifRio Branco



0 X 1


C:\Users\Casa\Desktop\Galvez_Esporte_Clube.pngGalvez



Volta

C:\Users\Casa\Desktop\Galvez_Esporte_Clube.pngGalvez



1 X 1

C:\Users\Casa\Desktop\cb_rio_branco-ac-1.gifRio Branco

Classificado para 2ª Fase: Galvez E.C.

2ª Fase:



Ida

C:\Users\Casa\Desktop\Galvez_Esporte_Clube.pngGalvez



0 X 3


Descrição: C:\Users\Casa\Desktop\santos_60x60.pngSantos

Em função do resultado não houve necessidade do jogo de volta.

Classificado para 3ª Fase:  Santos F.C.


Participações Estaduais

Competição

Ano

Campeonato Acreano Série B

02

2011 e 2012.

Campeonato Acreano Série A

06

2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.


Participação Nacional

Competição

ano

Copa do Brasil

01

2016.


Principais Títulos

Competição

Ano

Campeonato Acreano Série B

01

2012.

Vice-campeão Acreano Série A

01

2016.


2018:  O Galvez E.C disputa a seguinte competição:

           - Campeonato Acreano Série A.


Coluna do Vidal
Da redação do Portal do Blog do Carlindo Medeiros
C:\Users\Carlindo\Downloads\Banner MIBE - Topo Radio.png



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 6199952-3515

Visitas: 5431827
Usuários Online: 955
Copyright (c) 2018 - Portal de Noticias - Blog do Carlindo Medeiros