Domingo, 23 de Setembro de 2018
ESPORTE - COLUNA DO VIDAL

Saudosismo

Publicada em 07/01/18 às 09:36h - 333 visualizações

por Portal do Blog do Carlindo Medeiros


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Nascimento: João Coelho Netto (Preguinho) nasceu em 08 de janeiro de 1905, na Cidade do Rio de Janeiro.


Resumo Histórico: A história do atleta Preguinho se confunde com a história do tricolor carioca: foi um atleta completo, praticou várias modalidades esportivas. Filho do escritor e político Henrique Maximiano Coelho Netto e da Professora de Música Maria Gabriela Brandão Coelho Netto. Seu pai foi cronista, folclorista, romancista, crítico e teatrólogo. Inaugurou a cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras. João coelho neto, o Preguinho, como era conhecido, nasceu em uma família bem sucedida na sociedade carioca. Na época em que começou a jogar futebol, o esporte era praticado por imigrantes estrangeiros ou por pessoas integrantes da elite. Preguinho teve uma vida inteira dedicada ao Fluminense, onde disputou várias modalidades esportivas: natação, remo (Clube de Regatas Guanabara), polo-aquático, saltos ornamentais, atletismo, basquete, vôlei. Somente não foi campeão em hóquei; sobre patins e tênis de mesa, obteve 387 medalhas e 55 títulos.


C:\Users\Casa\Desktop\Coelho_Neto.jpg

Coelho Netto - Pai do Atleta Preguinho



C:\Users\Casa\Desktop\Logo1.png

C.R. Guanabara (onde Preguinho praticou Remo).


Futebol: Preguinho foi bem sucedido em todos os esportes que praticava. No futebol não foi diferente, iniciou sua carreira em 19 de abril de 1925, como atacante, de uma forma curiosa.  Tinha acabado de conquistar o Campeonato Estadual de Natação, na modalidade de 600m. Ainda com a medalha no peito, pegou um táxi até o Estádio das Laranjeiras e ajudou o Fluminense a ser campeão do Torneio Início do Rio de Janeiro. Passou toda sua carreira como futebolista no Fluminense Futebol Clube. Em 1933, quando chegou à profissionalização no futebol, continuou jogando como amador, negando-se a receber salário do Clube de sua paixão. Aposentou-se, ou seja, "pendurou as chuteiras", em 13 de novembro de 1938.


Carreira no  Futebol

Entidade

Período

Nº de Jogos

Nº de Gols

Fluminense F.C.

1925 a 1939

184

153

Seleção Brasileira

1930 a 1932

5

9


Títulos no Futebol: Preguinho foi campeão Carioca nos anos 1933, 1937 e 1938, sempre defendendo o Fluminense F.C.


Curiosidades:

  1. Participou da Copa do Mundo no Uruguai em 1950, onde marcou o primeiro gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo;

  2. Frase de seu pai, escritor e político Coelho Netto: "Já escrevi mais de 100 livros e sou apontado na rua como pai de Preguinho".

  3. Está entre os maiores cestinhas do Basquetebol do Fluminense.

  4. Recebeu do Fluminense o Título de "Grande Benemérito Atleta", dizendo na ocasião: "Eu nem sabia falar direito e o Fluminense  já estava em minha alma, em meu coração e em meu corpo".

  5. Praticou com sucesso mais de nove modalidades esportivas.


Falecimento: Preguinho faleceu em 01 de outubro de 1979, aos 74 anos, vítima de complicações pulmonares.


Coluna do Vidal

Da redação do Portal do Blog do Carlindo MedeirosC:\Users\Carlindo\Downloads\Banner MIBE - Topo Radio.png




Deixe seu comentário!

ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







Nosso Whatsapp

 6199952-3515

Visitas: 5431818
Usuários Online: 1031
Copyright (c) 2018 - Portal de Noticias - Blog do Carlindo Medeiros